OS CARROS NACIONAIS ESTÃO REALMENTE MAIS SEGUROS?

Hipper Dicas 29/06/2023
OS CARROS NACIONAIS ESTÃO REALMENTE MAIS SEGUROS?

Por Alexandre Alpha - Consultor Automotivo.

Carro sempre foi, e acredito que continuará sendo um dos objetos de desejo do brasileiro, logo após a casa própria. Potência, estilo, desempenho, e porque não dizer status, sempre foram os principais critérios utilizado na compra de um carro aqui no país. Mas, parece que isso anda mudando, o que é muito bom.

Itens de segurança, que antes eram ofertados apenas em caros pacotes opcionais, muitas vezes limitados a versões de luxo ou topo de gama, passaram a ser incorporados como itens de série.

Apesar de isso afetar o preço final do carro é inegável que estamos vivendo uma era de maior segurança em nossos automóveis. A maior mudança foi justamente o fato de itens importantes como ABS e AIR BAG terem passado a fazer parte do pacote obrigatório em carros produzidos no Brasil desde o dia 1°de janeiro de 2014. Passados nove anos desde a obrigatoriedade, milhões de automóveis de passeio circulam em nosso pais com esses itens, fora os anteriores a essa data que já possuíam esses componentes.

O fato é que estamos com uma frota muito mais segura, onde o ABS tem papel fundamental nesse conceito, afinal, se trata de um item de segurança ativa, ou seja, contribui para evitar o acidente. E o próprio ABS permitiu a expansão de outros elementos que elevaram, e muito a segurança dos nossos automóveis. Graças a eles hoje temos uma grande variedade de veículos com controle de estabilidade e tração que são fundamentais e complementares ao trabalho do ABS.

Se considerarmos só a evolução no sistema de freios já podemos afirmar que sim, o automóvel brasileiro está muito mais seguro. E olha que nem citamos o airbag, que muitos carros já os tem disponíveis em seis bolsas desde a versões de entrada.

Agora, some todo o custo para ter esse pacote de segurança em um carro 0km, e você terá uma dimensão do impacto que isso causa no seu preço final. Mas o que eu acredito é que a conta que dever ser feita é quantas vidas serão salvas por causa da existência desses sistemas de segurança. E é isso o que realmente importa!

Até o próximo HIPPER DICAS!