Procedimento: Troca de discos de freio traseiro de BMW 320i

Hipper Dicas 20/05/2022
Procedimento: Troca de discos de freio traseiro de BMW 320i

Por Pedro Luiz Scopino - Professor e Mecânico.

Na aplicação de veículos da linha premium e mais modernos, o painel do veículo “fala”! Isso mesmo, o painel de instrumentos avisa quando há a necessidade de manutenção, por prazo de dias ou de quilometragem.

 

Fazendo a manutenção com o professor e mecânico Scopino:

Primeiro devemos elevar o veículo, neste caso, pelo seu eixo traseiro utilizando macaco jacaré e cavaletes de segurança compatíveis, ou com o uso do elevador em suas laterais. Soltar e remover as rodas traseiras. Analisar o sistema de freio traseiro quanto a:

  • Espessura das pastilhas de freio, e espessura dos discos de freio traseiro, nesta aplicação, no mínimo 18 mm.
  • Fazer a desmontagem das pastilhas, recuando os êmbolos sempre abrindo o sangrador e recolhendo o fluído de freio em recipiente adequado.
  • Remover os discos de freio, e já analisar as lonas (micro sapatas) do sistema de freio de estacionamento.
  • Fazer uma limpeza dos cubos por lixamento.

Executar a montagem com os novos discos Hipper Freios. Já efetuar o ajuste mecânico das lonas (micro sapatas) do sistema de freio de estacionamento.

Montar as novas pastilhas e sensores de desgaste. Fazer nova sangria do sistema de freio completo. Montar as rodas, abaixar e torquear as rodas.

Executar um teste de rodagem em local seguro e com pouco movimento de veículos, mas lembrando que todo disco de freio da Hipper Freios possui a retífica cruzada Hipper Grinding que permite um rápido assentamento do novo disco. Aferir a programação do painel de instrumentos com um equipamento de diagnóstico.

 

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR:

Para você amigo reparador e amiga reparadora, a valorização da mão de obra é fundamental, e executar os serviços com peça de qualidade é melhor ainda. Como neste caso de troca de discos de freios do sistema traseiro, onde a correta aplicação com a limpeza do cubo, preparação das lonas de freio, já que neste modelo o sistema de freio traseiro é do tipo disco e tambor em uma única peça. Sistema de disco no freio de serviço, e de tambor como sistema de freio de estacionamento mecânico. E após a montagem do sistema, sempre efetuar o teste de rodagem e assentamento do sistema, e claro, programação do computador de bordo, que na verdade é um módulo de controle de manutenção, com acesso direto pelo condutor do veículo. Portanto valorize a mão de obra sempre!

 

HF937

18 mm de espessura mínima

Hipper Grinding.