Procedimento: Troca de discos de freio traseiro de BMW 320i
Por Pedro Luiz Scopino - Professor e Mecânico.
Na aplicação de veículos da linha premium e mais modernos, o painel do veículo “fala”! Isso mesmo, o painel de instrumentos avisa quando há a necessidade de manutenção, por prazo de dias ou de quilometragem.
Fazendo a manutenção com o professor e mecânico Scopino:
Primeiro devemos elevar o veículo, neste caso, pelo seu eixo traseiro utilizando macaco jacaré e cavaletes de segurança compatíveis, ou com o uso do elevador em suas laterais. Soltar e remover as rodas traseiras. Analisar o sistema de freio traseiro quanto a:
- Espessura das pastilhas de freio, e espessura dos discos de freio traseiro, nesta aplicação, no mínimo 18 mm.
- Fazer a desmontagem das pastilhas, recuando os êmbolos sempre abrindo o sangrador e recolhendo o fluído de freio em recipiente adequado.
- Remover os discos de freio, e já analisar as lonas (micro sapatas) do sistema de freio de estacionamento.
- Fazer uma limpeza dos cubos por lixamento.
Executar a montagem com os novos discos Hipper Freios. Já efetuar o ajuste mecânico das lonas (micro sapatas) do sistema de freio de estacionamento.
Montar as novas pastilhas e sensores de desgaste. Fazer nova sangria do sistema de freio completo. Montar as rodas, abaixar e torquear as rodas.
Executar um teste de rodagem em local seguro e com pouco movimento de veículos, mas lembrando que todo disco de freio da Hipper Freios possui a retífica cruzada Hipper Grinding que permite um rápido assentamento do novo disco. Aferir a programação do painel de instrumentos com um equipamento de diagnóstico.
COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR:
Para você amigo reparador e amiga reparadora, a valorização da mão de obra é fundamental, e executar os serviços com peça de qualidade é melhor ainda. Como neste caso de troca de discos de freios do sistema traseiro, onde a correta aplicação com a limpeza do cubo, preparação das lonas de freio, já que neste modelo o sistema de freio traseiro é do tipo disco e tambor em uma única peça. Sistema de disco no freio de serviço, e de tambor como sistema de freio de estacionamento mecânico. E após a montagem do sistema, sempre efetuar o teste de rodagem e assentamento do sistema, e claro, programação do computador de bordo, que na verdade é um módulo de controle de manutenção, com acesso direto pelo condutor do veículo. Portanto valorize a mão de obra sempre!
HF937
18 mm de espessura mínima
Hipper Grinding.